sábado, 2 de outubro de 2010

Encanto de lugar ...









Todas as quartas eu tenho um encontro com um grupo de ceramistas no Ateliê da Vânia Bueno que tão docemente nos recebe e nos ensina a arte e a magia da cerâmica.

O local é ideal, terapêutico, maravilhoso que nos permite desenvolver nossos processos criativos. Localizado no pé do morro Moquém, considerado um dos mais altos da Ilha, coberto pela Mata Atlântica preservada, rica em sua flora e fauna, principalmente por aves silvestres, no Rio Vermelho.

Pouco a pouco Vânia vai realizando seu sonho de divulgar e valorizar a arte cerâmica, em um processo interativo com suas alunas que hoje se tornaram suas parceiras, formando um grupo que vai se descobrindo e acreditando em seu potencial criativo.

O Atelier mantém cerâmicas em exposição no próprio ambiente de trabalho e a visita é uma boa oportunidade para observar a integração da natureza com o barro, a lenha, forno e a energia que motiva o trabalho artístico.

Para a queima das peças são utilizados fornos a gás e lenha, sendo o diferencial na queima de alta temperatura, até 1300°C e a utilização do saggar-fire e o Raku.

Nenhum comentário: